Ferrotrix

Bula do Medicamento - Farmacologia do Remédio

Doença do Sangue

Ferrotrix, para o que é indicado e para o que serve?

Função fisiológica do ferro no organismo:

O Ferro é um mineral essencial para a formação da hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos e responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo.

O ferro também desempenha uma função vital na produção de energia como um constituinte de várias enzimas que catalisam mecanismos de oxidação celular.* 1

A carência de ferro no organismo acarreta anemia ferropriva , onde a criança apresenta diminuição das funções cognitivas e psicomotoras.

Sintomas como fraqueza, perda do apetite e cefaleia são comuns em casos de anemia ferropriva.* 2

O ferro sob a forma de ferro polimaltosado apresenta menos frequência de efeitos adversos e menor risco de toxicidade do que o ferro sob a forma de sulfato ferroso .* 3

Outra vantagem do ferro polimaltosado em relação aos sais ferrosos é que este complexo pode ser administrado durante ou após a refeição, pois sua absorção não sofre influência dos alimentos.* 4

Referências Bibliográficas:

1. Andrews N. Disorders of iron metabolism. New England Journal of Medicine 1999;23:1986-1985.
2. Bricks LF, Bourrou MLM, Szarfarc SC. Anemias Carenciais em Pediatria Básica. In: MarcondesE, Vaz FZC, RamosJLA, Okay Y (eds.). Pediatria clínica geral. Tomo Il. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2003.
3. Farias ILG, Colpo E, Botton SR, Rosirene B. Silveira RB, Fleig A et al. Carbonyl iron reduces anemia and improves effectiveness of treatment in under six-year-old children. Rev Bras Hematol Hemoter. 2009;(31):125-31
4. Jacobs P, Wormald LA, Gregory MC.Absorption of iron polymaltose and ferroussulphate in rats humans, a comparative study. S Afr MedJ. 1979;55(26):1065-72.

Quais as contraindicações do Ferrotrix?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Como usar o Ferrotrix?

Consumir 2 gotas, que equivalem a 5mg de ferro elementar 1 vez ao dia ou conforme orientação de médico e/ou nutricionista.

Não administre diretamente na boca das crianças, utilize uma colherpara pingar as gotinhas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Ferrotrix?

Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Consumir este produto conforme a Recomendação de Ingestão Diária constante na embalagem.

Não contém glúten.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ferrotrix?

Raramente provoca fenômenos gastrintestinais (dor abdominal, constipação , diarreia , náuseas, dores epigástricas, dispepsia , vômitos , sensação de plenitude) frequentemente observados com o uso de sais ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade ( urticária , erupções cutâneas, pruridos, sensação de calor, rubor, taquicardia) também é muito rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

A coloração escura das fezes, quando seu uso, não é característica específica do Ferro, mas de todos os compostos de ferro, não tendo significado clínico.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Apresentações do Ferrotrix

Suplemento mineral à base de ferro

Conteúdo 30 mL.

Contém aromatizante sintético idêntico ao natural.

Uso pediátrico acima de 7 meses.

Qual a composição do Ferrotrix?

Ingredientes

Ferro polimaltosado; veículos: sorbitol e água, aroma idêntico ao natural de doce de leite; conservantes: sorbato de potássio e para-hidroxibenzoato de metila e edulcorante: sucralose.

Informação nutricional
Porção de 0,1 mL (2 gotas)
- Quantidade por porção % V.D.* % V.D.* (7 a 11 meses) % V.D.* (1 a 3 anos) % V.D.* (4 a 6 anos)

% V.D.* (7 a 10 anos)

Ferro

5 mg 36% 56% 83% 83%

56%

* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ.

Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendode suas necessidade energéticas.

Não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos , proteinas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ferrotrix com outros remédios?

Não foram descritos casos de interação medicamentosa com o uso do produto, diferente dos sais ferrosos Ferro não sofre diminuição da sua absorção por interação com certos medicamentos (p.ex. tetraciclinas, antiácidos , hormônios esteroides e anticoncepcionais, tais como etinil estradiol , norgestrel e medroxiprogesterona ), porventura empregados concomitantemente.

Interação alimentícia: posso usar o Ferrotrix com alimentos?

Não foram descritos casos de interação alimentícia com certos alimentos que contém fitatos, exalatos, taninos, etc.(por exemplo: legumes, grãos, verduras, frutas, chá e chocolate), porventura empregados concomitantemente.

Qual a ação da substância do Ferrotrix (Ferro)?

Resultados de eficácia

Jacobs et al., comparando a eficácia e segurança do uso de sulfato ferroso (100 mg 2x/dia por 12 semanas, n=47) e da ferripolimaltose (200 mg por 12 semanas, n=46) no tratamento de doadores de sangue com anemia ferropriva, constataram aumento similar da Hb para os dois grupos. Em relação à incidência de EA, observaram-se taxas de 44,7% com sulfato ferroso e de 17,5% com ferripolimaltose; e quanto à tolerância, observou-se taxa maior que 80% com a ferripolimaltose e de 60% com o sulfato ferroso. Dos pacientes que descontinuaram o tratamento, a principal causa foi náusea e ocorreu em 3% daqueles com ferripolimaltose e 19% dos pacientes que receberam sulfato ferroso.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas:

O ferro apresenta-se sob a forma de um complexo macromolecular, não iônico, o que confere ao preparado características vantajosas: boa absorção e utilização pelo organismo, baixa toxicidade e boa tolerabilidade, não interação com certos medicamentos (por exemplo: tetraciclinas, anticoncepcionais, hormônios esteroides), não diminuição do seu volume utilizável, nem por eliminação renal e nem por depósito no tecido adiposo. Ferro não mancha o esmalte dos dentes.

Os núcleos polinucleares de hidróxido de ferro III são envolvidos em moléculas de polimaltose de ligação não covalente, resultando em um complexo de massa molecular de aproximadamente 50kD, de tamanho tal que a difusão através da membrana da mucosa é cerca de 40 vezes menor do que a difusão do ferro II hexaquo. O complexo é estável e não libera o ferro iônico em condições fisiológicas. A estrutura da ligação do ferro nos núcleos polinucleares é similar à estrutura da ferritina. Devido a essa similaridade, apenas o ferro III do complexo é absorvido por um processo de absorção ativa. Por meio de troca competitiva de ligações, qualquer proteína ligante de ferro no fluido gastrintestinal e na superfície do epitélio pode retirar o ferro III do complexo polimaltosado. O ferro absorvido é armazenado principalmente no fígado , ligado a ferritina. Posteriormente, na medula, ele é incorporado na hemoglobina.

O complexo de hidróxido de ferro III polimaltosado (ferripolimaltose) não apresenta atividade pró-oxidativa, como os sais de ferro II. A susceptibilidade à oxidação das lipoproteínas como VLDL + LDL é reduzida.

Propriedades farmacocinéticas:

Estudos que empregaram técnica e isótopos (55 Fe e 59 Fe) demonstram que a absorção de ferro medida como hemoglobina em eritrócitos é inversamente proporcional à dose administrada (quanto maior a dose, menor a absorção). Estatisticamente, há uma correlação negativa entre a extensão da deficiência de ferro e a quantidade de ferro absorvida (quanto maior a deficiência de ferro, melhor a absorção). A maior absorção de ferro ocorre no duodeno e jejuno. O ferro não absorvido é excretado nas fezes.

Devem ser consideradas as situações de maior necessidade de ferro: fisiologicamente, a excreção via esfoliação das células epiteliais do trato gastrintestinal e da pele, assim como transpiração, bile e urina, chega a apenas cerca de 1mg de ferro por dia: para mulheres, a perda de ferro durante a menstruação deve ser levada em consideração.

Como devo armazenar o Ferrotrix?

Conservar o produto ao abrigo do calor excessivo, da umidade,da luz e em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC).

Verifique a data de fabricação no cartucho.

Não utilizar com o prazo de validade vencido.

Dizeres Legais do Ferrotrix

Reg.M.S.: "Produto dispensado da obrigatoriedadederegistro conforme RDC nº 27/2010".

Fabricado por:
Arte Nativa Produtos Naturais Ltda.
CNPJ 00.677.585/0001-95
Avenida José Antônio dos Santos, 2000
Inácla de Carvalho - São José da LapalMG
Indústria brasileira

Distribuído por:
Gallia indústria farmacêutica ltda.
CNPJ 12.022.755/0001-76
Rua Montese, 840 - Santa Branca
CEP 31565-150 - Belo Horizonte/MG
Indústria brasileira