Sporostatin

Bula do Medicamento - Farmacologia do Remédio

Antifúngicos

Sporostatin, para o que é indicado e para o que serve?

Sporostatin é indicado para o tratamento de infecções micóticas da pele, pelos e unhas.

Como o Sporostatin funciona?


A griseofulvina é um agente que impede o crescimento de fungos (fungistático) com atividade contra várias espécies de fungos denominados Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton .

A griseofulvina se deposita nas células precursoras da queratina e apresenta maior afinidade com tecidos patológicos do que com tecidos normais. A droga se liga firmemente à queratina nova, que se torna altamente resistente à invasão de fungos.

Quais as contraindicações do Sporostatin?

Este medicamento é contra-indicado para uso por pessoas com infecções leves que respondem a agentes tópicos isoladamente.

Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes com porfiria (doença do sangue), algumas doenças do fígado e em indivíduos com histórico de hipersensibilidade (alergia) ao produto.

Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres grávidas ou com intenção de engravidar.

Como usar o Sporostatin?

A identificação do fungo causador da infecção deve ser realizada por exame por microscopia direta ou cultura. A medicação deve ser mantida até que fungo infectante esteja totalmente erradicado.

Medidas higiênicas gerais devem ser observadas para controlar as fontes de infecção ou reinfecção. O uso concomitante de agentes tópicos adequados em geral é necessário, especialmente no caso da tinha dos pés. Leveduras e bactérias também podem ser os causadores de algumas formas de pé de atleta .

Dose para adultos

Administração diária de 500 mg, como dose única ou em quantidades fracionadas, fornecerá uma resposta satisfatória para a maioria dos pacientes com tinha do corpo, tinha crural e tinha do couro cabeludo.

Para as infecções fúngicas de erradicação mais difícil, tais como a tinha dos pés e da unhas, recomenda-se uma dose diária de 1 g.

Dose para crianças

A dose pediátrica eficaz é de 11 mg/kg/dia.

Segundo essa base, recomenda-se o seguinte esquema posológico pediátrico:

Crianças com peso entre 14 e 23 kg

125 a 250 mg diários.

Crianças com peso acima de 23 kg

250 a 500 mg diários.

Não está estabelecida uma posologia para crianças até 2 anos.

A experiência clínica em crianças com tinha do couro cabeludo indica que uma única dose diária de griseofulvina é eficaz.

Duração do tratamento

Em geral, são necessárias quatro semanas de tratamento para infecções da pele ou do couro cabeludo, e pelo menos quatro a seis meses para infecções das unhas dos dedos da mão e dos pés, respectivamente.

Recomenda-se continuar o tratamento por no mínimo duas semanas após o desaparecimento de todos os sinais de infecção. Se a administração do medicamento for interrompida antes da erradicação dos microorganismos infectantes, podem ocorrer recidivas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Sporostatin?


Em caso de esquecimento, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Não tome dose dobrada para compensar o esquecimento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sporostatin?

Recomenda-se a avaliação periódica das funções dos rins, fígado, e sangue, especialmente em pacientes sob tratamento prolongado. Se ocorrer diminuição das células do sangue (granulocitopenia), o tratamento deve ser suspenso.

Existe a possibilidade de alergia (sensibilidade) cruzada com a penicilina. Entretanto, pacientes comprovadamente sensíveis à penicilina têm sido tratados sem dificuldade com griseofulvina.

Reações de sensibilidade à luz solar podem estar associadas ao tratamento com griseofulvina; os pacientes devem ser alertados para evitar exposição à luz solar natural ou artificial intensa.

Não estão estabelecidas a eficácia e a segurança de griseofulvina como profilaxia de infecções micóticas.

Recomenda-se que os homens que completarem o tratamento devem esperar um período de no mínimo seis meses para ter filhos. As mulheres devem evitar a gravidez enquanto estiverem recebendo o tratamento com griseofulvina.

Uso durante a gravidez

A segurança da griseofulvina antes ou durante a gravidez não está estabelecida, não devendo, assim, ser usada por mulheres no período de gestação ou que estejam planejando engravidar. Raramente, foram relatados nascimento de xifópagos em mulheres que utilizaram a griseofulvina no primeiro trimestre de gravidez.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sporostatin?

Podem ocorrer efeitos colaterais de hipersensibilidade como erupção cutânea, urticária e, raramente, edema angioneurótico e necrose epidérmica (síndrome de Lyell). Essas reações podem exigir a interrupção do tratamento, devendo-se tomar as medidas adequadas.

Em raras ocasiões, após tratamentos prolongados, tem-se relatado parestesia das mãos e pés.

Outros efeitos secundários relatados ocasionalmente incluem:

Candídiase oral, náuseas, vômitos , transtornos epigástricos, diarreia , cefaleia , fadiga , tontura , insônia , confusão mental e redução do desempenho em atividades rotineiras.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Sporostatin?

Cada comprimido contém:

500 mg de griseofulvina.

Excipientes: dióxido de silício, poloxâmer, amido e estearato de magnésio.

Apresentação do Sporostatin


Comprimido de 500 mg

Embalagem com 20 comprimidos sulcados.

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sporostatin maior do que a recomendada?

Na ocorrência de superdose, deve-se administrar tratamento sintomático.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sporostatin com outros remédios?

A griseofulvina diminui a ação de anticoagulantes do tipo varfarínicos; o ajuste das doses do anticoagulante poderá ser necessário durante e após o tratamento com griseofulvina.

Barbituratos em geral suprimem a ação da griseofulvina; a administração concomitante poderá requerer ajuste da dose do agente antifúngico .

Os efeitos do álcool podem ser potencializados pela griseofulvina, produzindo taquicardia e rubor.

A griseofulvina pode levar a uma possível diminuição dos efeitos de agentes contraceptivos e causar irregularidade menstrual.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Sporostatin (Griseofulvina)?

Resultados de Eficácia


O estudo original por Blank e Roth (1959), embora de desenho aberto com número reduzido de pacientes, demonstrou que a griseofulvina é capaz de induzir uma taxa de resposta de 80% em dermafitoses. Tinea corpori, T. pedis e T. capitis foram removidas e houve melhora dentro de três semanas. Onicomicose requer três a quatro meses para melhora e houve taxa de relapso de 30%. (Blank H, Roth FJ (1959) The treatment of dermatomycoses with orally administered griseofulvin; Archives of Dermatology 79: 259-266)

Características Farmacológicas


Propriedades Farmacodinâmicas

A griseofulvina inibe a mitose da célula fúngica através do rompimento da estrutura do fuso mitótico impedindo a metáfase da divisão celular. A griseofulvina é depositada em graus variantes nas células precursoras da queratina da pele, cabelos e unhas tornando a queratina resistente à invasão fúngica.

Quando a queratina infectada é liberada, ela é substituída por tecido saudável.

Griseofulvina não é efetivo em infecções causadas por Candida albicans (monilia), Aspergilli, Malassezia furfur ( Pitiríase versicolor ) e Nocardia sp.

Propriedades Farmacocinéticas

Após a administração oral, a griseofulvina é absorvida principalmente no duodeno. Os picos de concentração plasmática do fármaco (aproximadamente 1-2 μg/mL) ocorrem aproximadamente quatro horas após sua administração. Concentrações de aproximadamente 12-25 μg/g são mantidas na pele durante administração a longo prazo, enquanto os níveis séricos permanecem em níveis de 1-2 μg/mL.

Quando o medicamento é descontinuado, ele não é detectável na pele após dois dias e no plasma, após quatro dias. A griseofulvina apresenta uma meia-vida de eliminação de 9-24 horas e é metabolizada no fígado . O principal metabólito é a 6-dimetil-griseofulvina que é microbiologicamente inativa. Os metabólitos são excretados principalmente nas fezes. A griseofulvina é também excretada no suor.

Como devo armazenar o Sporostatin?

Conservar em temperatura entre 2 e 30°C. Proteger da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

Sporostatin é um comprimido redondo de cor branca, com um sulco em uma das faces e com o logotipo SP na outra, livre de partículas estranhas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Sporostatin

MS 1.7287.0519

Farm. Resp.:
Alexandre de Abreu Villar
CRF-RJ nº 7.472

Registrado por:
Hypermarcas S.A.
Rua Nova Cidade, 404
Vila Olímpia
CEP: 04547-071
São Paulo/SP
CNPJ 02.932.074/0001-91
Indústria Brasileira

Fabricado por:
Hypermarcas S.A.
Rio de Janeiro/ RJ

Comercializado por:
Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda.
São Paulo/SP

Central de Relacionamento
0800-0122232

® = Marca registrada.

Venda sob prescrição médica.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Fulcin.