Tioconax

Bula do Medicamento - Farmacologia do Remédio

Antifúngicos

Tioconax, para o que é indicado e para o que serve?

Afecções de pele, onde se exigem ações antiinflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: dermatites de contato, dermatite
atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite.
Tratamento de vulvovaginites causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella isoladas ou mistas.
Indicado para tratamento local de pacientes com infecções vaginais por leveduras.
Pode ser uma alternativa para vulvo-vaginites causadas por Trichomonas vaginalis, sobretudo em infecções mistas.

Quais as contraindicações do Tioconax?

Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Não deve ser utilizado em determinadas infecções da pele, como: varicela , herpes simples ou zoster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.
Gravidez e lactação.
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Durante a gravidez e lactação..
Pacientes que apresentam ou tenham histórico de discrasia sangüínea.
Hipersensibilidade a agentes antifúngicos imidazólicos ou a qualquer componente da
fórmula.
Gravidez e lactação.

Como usar o Tioconax?

Aplicar uma fina camada do creme ou pomada sobre a área afetada, 1 vez ao dia.

Pode ser necessária a aplicação 2 vezes ao dia.

Não deve ser utilizado por períodos maiores que 2 semanas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Tioconax?

O Tioconazol dérmico não é indicado para uso oftálmico.

Uso durante a Gravidez

A absorção sistêmica após a aplicação dérmica demonstrou ser insignificante. Não existe estudo adequado e bem controlado em mulheres grávidas. O Tioconazol deve ser utilizado durante a gravidez somente se, após julgamento médico, os potenciais benefícios justificarem os possíveis riscos ao feto.

Tioconazol é um medicamento classificado na categoria C de risco de gravidez. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso durante a Lactação

Não se tem conhecimento se o Tioconazol é excretado no leite materno. A amamentação deve ser descontinuada temporariamente durante tratamento com Tioconazol.

Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas

O efeito de Tioconazol na habilidade de dirigir ou operar máquinas é desconhecido.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tioconax?

O Tioconazol é bem tolerado após aplicações locais e reações adversas sistêmicas não foram observadas com aplicações dérmicas. Sintomas de irritação local foram relatados por alguns pacientes. Geralmente são observados nas primeiras semanas de tratamento, sendo de natureza leve e transitória.

Entretanto, se uma reação de sensibilidade desenvolver-se com o uso de Tioconazol, o tratamento deve ser interrompido e terapêutica apropriada deve ser instituída.

Local da aplicação

Edema , dor, prurido.

Gerais

Reação alérgica (incluindo edema periférico, edema periorbital e urticária ).

Sistema nervoso central e periférico

Parestesia .

Pele/anexos

Erupção bolhosa, dermatite, dermatite de contato , pele seca , problemas nas unhas (incluindo descoloração, inflamação ao redor da unha e dor na unha), rash , esfoliação e irritação na pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tioconax com outros remédios?

A interação de Tioconazol com outros medicamentos é desconhecida.

Qual a ação da substância do Tioconax (Tioconazol)?

Resultados de Eficácia


Em estudos clínicos, o Tioconazol mostrou ser eficaz no tratamento de todas as infecções comumente causadas por dermatófitos antropofílicos e zoofílicos, especialmente Tricophyton rubrum e Tricophyton mentagrophytes, Candida, Pitiriase versicolor e eritrasma, uma infecção bacteriana causada por Corynebacterium minutissimum. Com o uso de Tioconazol, o alívio dos sintomas da infecção dérmica é evidente nos primeiros dias de tratamento.

Vários estudos demonstraram a eficácia do Tioconazol tópico no tratamento de infecções fúngicas de pele. O Tioconazol parece ser similar ao miconazol em termos de eficácia no tratamento de infecções de pele e eritrasma e mais efetivo que o miconazol no tratamento da ptiríase versicolor e em infecções causadas por Trichophyton mentagrophytes e T. rubrum.

Em uma grande meta-análise, 1304 pacientes participaram em 32 estudos clínicos para avaliação da eficácia do Tioconazol comparado com placebo e outros compostos imidazólicos. Dos 1081 pacientes avaliáveis, 403 foram tratados com Tioconazol 1%, 240 com Tioconazol 2%, 172 com placebo, 172 com miconazol 2%, 65 com econazol 1% e 29 com clotrimazol 1%. O Tioconazol 1 e 2% foram mais efetivos que o placebo, sem diferenças entre as formulações a 1% e a 2%. O Tioconazol a 1% e 2% foi significativamente mais efetivo que o miconazol 2% no tratamento de infecções por Trichophyton mentagrophytes . O Tioconazol a 1% foi superior ao miconazol 2% no tratamento da ptiríase versicolor. Os dados comparativos para o econazol e o clotrimazol foram insuficientes para uma análise comparativa. De modo geral, o tratamento com o Tioconazol 1 e 2% resultou em uma taxa de cura de 69 e 73,9%, respectivamente. O miconazol 2% apresentou uma taxa de cura de 62,8% para todas as infecções. O econazol e o clotrimazol apresentaram taxas de cura de 74% e 67,7%, respectivamente.

Nenhuma toxicidade sistêmica foi observada em qualquer um dos tratamentos, e os principais efeitos colaterais locais foram eritema, queimação, desconforto, rash cutâneo e prurido, sem diferenças significativas entre os braços de tratamento.

Onze estudos multicêntricos abertos foram realizados para avaliar a eficácia do Tioconazol creme dermatológico 1% como tratamento pediátrico para a erupção cutânea da fralda com ou sem envolvimento fúngico (Candida), ou impetigo em neonatos e lactentes. No grupo de erupção cutânea devido à candidíase/fralda, 320 pacientes utilizaram Tioconazol (n = 220), imidazol comparativo (n = 43) ou placebo em solução creme (n = 57) aplicado duas vezes ao dia na área afetada. Vinte e um pacientes com impetigo tiveram apenas creme de Tioconazol 1% aplicado três vezes ao dia às lesões. A taxa de cura global (pacientes com cura clínica e micológica) no final do tratamento para os pacientes tratados com Tioconazol foi de 78%, para o grupo imidazol comparativo foi de 76% e para placebo foi de 39%. No seguimento a longo prazo, a taxa de cura global foi aproximadamente a mesma nos pacientes tratados com Tioconazol e no imidazol comparativo (87% e 90%, respectivamente) e 14% nos pacientes que utilizaram placebo. Os efeitos colaterais foram coincidentes com os sintomas da doença e consistiram principalmente em eritema localizado na área de tratamento; nenhum efeito colateral foi relatado neste estudo aberto para os 57 pacientes que usaram placebo. Os resultados destes estudos mostram que Tioconazol creme dermatológico 1% é seguro e eficaz para o tratamento de recém-nascidos e lactentes com candidíase dérmica, erupção cutânea e impetigo.

Referências Bibliográficas

1. Clissold, S.P., Heel, R.C. Tioconazole: A Review of its Antimicrobial Activity and Therapeutic Use in Superficial Mycoses. Drugs 31.1(1986): 29-51.
2. O'Neill, East M., J. T. Henderson, and S. Jevons. Tioconazole in the treatment of fungal infections of the skin. An international clinical research program. Dermatologica 166 (1982): 20-33.
3. Grigoriu, D., and A. Grigoriu. Double-blind comparison of the efficacy, toleration and safety of Tioconazole base 1% and econazole nitrate 1% creams in the treatment of patients with fungal infections of the skin or erythrasma. Dermatology 166.Suppl. 1 (1983): 8-13.
4. Fredriksson, T. Treatment of dermatomycoses with topical Tioconazole and miconazole. Dermatology 166.Suppl. 1 (1983): 14-19.
5. Gibbs, D. L., P. Kashin, and S. Jevons. Comparative and non-comparative studies of the efficacy and tolerance of Tioconazole cream 1% versus another imidazole and/or placebo in neonates and infants with candidal diaper rash and/or impetigo. Journal of international medical research 15.1 (1987): 23-31.

Características Farmacológicas


O Tioconazol é membro da classe de compostos imidazólicos.

Propriedades Farmacodinâmicas

O Tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que também possui atividade antibacteriana contra vários microrganismos Gram-positivos, incluindo Staphylococcus e Streptococcus spp . Possui atividade fungicida in vitro contra dermatófitos, leveduras e outros fungos patogênicos.

Propriedades Farmacocinéticas

A absorção sistêmica após a aplicação dérmica demonstrou ser insignificante. A administração de Tioconazol creme em ratos e coelhos não produziu evidência de toxicidade sistêmica. Foi relatada uma leve reação local.