Degeneração macular relacionada à idade: O que é, sintomas e tratamento

Degeneração macular relacionada à idade: O que é, sintomas e tratamento

O que é Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma condição ocular comum que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos. Ela ocorre quando a mácula, a parte central da retina responsável pela visão central nítida e detalhada, começa a deteriorar. Existem dois tipos de DMRI: a forma seca e a forma úmida.
A forma seca é mais comum e ocorre quando as células da mácula começam a morrer lentamente, resultando em uma perda gradual da visão central. A forma úmida é menos comum, mas mais grave, e ocorre quando vasos sanguíneos anormais crescem sob a mácula e começam a vazar fluido e sangue, causando uma perda rápida e significativa da visão central.
A DMRI pode causar uma variedade de sintomas, incluindo visão embaçada ou distorcida, pontos cegos no campo de visão e dificuldade em realizar tarefas que exigem visão central, como ler ou dirigir. Não há cura para a DMRI, mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. É importante fazer exames regulares com um oftalmologista para detectar a DMRI o mais cedo possível e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) pode causar uma variedade de sintomas, que podem incluir:

1 Visão embaçada ou distorcida: as linhas retas podem parecer onduladas ou tortas, e objetos podem parecer distorcidos ou com formas irregulares.
2 Dificuldade em enxergar detalhes finos: pessoas com DMRI podem ter dificuldade em ler letras pequenas ou reconhecer rostos.
3 Pontos cegos no campo de visão: pessoas com DMRI podem ter manchas escuras ou vazios no campo de visão, o que pode dificultar a leitura ou a percepção de objetos.
4 Visão embaçada ou turva: a visão central pode ficar embaçada ou turva, o que pode dificultar a realização de tarefas cotidianas, como ler ou dirigir.
5 Sensibilidade a luz: algumas pessoas com DMRI podem ficar mais sensíveis à luz e ter dificuldade em se adaptar a mudanças de iluminação.

É importante lembrar que muitas vezes a DMRI não apresenta sintomas no início da doença, portanto, exames oftalmológicos regulares são importantes para detectar a condição o mais cedo possível e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento Degeneração macular relacionada à idade

Atualmente, não existe cura para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. Os tratamentos disponíveis dependem do tipo de DMRI e da gravidade da doença.

Tratamentos para a forma seca da DMRI incluem:

1 Suplementação de vitaminas e minerais: Estudos mostraram que suplementos contendo vitaminas C e E, zinco, cobre e luteína podem ajudar a reduzir a progressão da DMRI em alguns casos.
2 Terapia fotodinâmica: Um tratamento que envolve a injeção de um medicamento que é ativado por luz em um vaso sanguíneo anormal. A luz é então aplicada na área afetada, causando a coagulação do vaso sanguíneo e reduzindo o vazamento de líquido na retina.
3 Implante de telescópio: Este tratamento envolve a implantação de um pequeno telescópio no olho afetado para melhorar a visão.
Para a forma úmida da DMRI, os tratamentos podem incluir:

1 Injeções intraoculares: medicamentos são injetados no olho para ajudar a bloquear o crescimento de vasos sanguíneos anormais e reduzir o vazamento de fluido na retina.
2 Terapia antiangiogênica: medicamentos que ajudam a inibir o crescimento de vasos sanguíneos anormais são administrados por meio de injeções intraoculares.
3 Terapia fotodinâmica: Como mencionado acima, esse tratamento também pode ser usado na forma úmida da DMRI.
4 Cirurgia: em casos graves de DMRI úmida, a cirurgia pode ser uma opção para remover o tecido danificado e melhorar a visão.

É importante consultar um oftalmologista para determinar o melhor tratamento para o seu caso específico de DMRI.

Mitos e verdades

Existem vários mitos e verdades sobre a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Abaixo estão alguns exemplos:

Mito: A DMRI é causada por ler em condições de pouca luz.
Verdade: Não há evidências que liguem a leitura em condições de pouca luz à DMRI. No entanto, há evidências de que a exposição prolongada à luz solar pode aumentar o risco de desenvolver DMRI.

Mito: A DMRI só afeta pessoas idosas.
Verdade: Embora a DMRI seja mais comum em pessoas com mais de 50 anos, ela pode afetar pessoas mais jovens.

Mito: A DMRI sempre leva à cegueira total.
Verdade: A DMRI pode levar à perda significativa da visão central, mas raramente leva à cegueira total.

Mito: Não há tratamento para a DMRI.
Verdade: Embora não haja cura para a DMRI, existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Mito: A DMRI pode ser prevenida com suplementos vitamínicos.
Verdade: Embora a suplementação de vitaminas e minerais possa ajudar a reduzir o risco de desenvolver DMRI em algumas pessoas, ela não pode prevenir completamente a doença.

Mito: A DMRI afeta apenas a visão central.
Verdade: Embora a DMRI afete principalmente a visão central, ela também pode afetar a visão periférica em estágios avançados da doença.

É importante obter informações precisas e confiáveis sobre a DMRI para tomar decisões informadas sobre a prevenção, detecção e tratamento da doença. Consulte sempre um oftalmologista para obter orientação e aconselhamento específicos para o seu caso.