Doenças reumáticas: tipos sintomas e como afetam e tratamento

Doenças reumáticas: tipos sintomas e como afetam e tratamento

O que é?

As doenças reumáticas são doenças que afetam o sistema musculoesquelético, principalmente as articulações, ossos, músculos e tecidos conectivos. E com essas condições podem causar dor, rigidez, inflamação e dificuldade de movimento. A doença existe várias doenças reumáticas diferentes, aqui listaremos as mais comuns:

Tipos de doenças reumáticas

Artrite reumatoide

O que é?

É uma doença que afeta principalmente as articulações, o sistema imunológico do corpo ataca de forma incorreta as próprias articulações, isso resulta em inflamação crônica.

Sintomas

Em sua maior parte de sintomas são dores nas articulações, rigidez articular, inchaço e calor nas articulações e fadiga.

No caso de dores nas articulações se caracteriza principalmente mãos, punhos, cotovelos, joelhos e pés, no caso de rigidez articular, se trata especialmente pela manhã ou períodos de inatividade, a rigidez pode durar horas. Inchaço e calor nas articulações se afetadas ficam inchadas e velhadas e quente ao toque. No caso da fadiga muitas pessoas com atrite reumatoide relatam sensação geral de mal-estar.

Tratamento

O tratamento para artrite reumatoide envolve abordar visando reduzir inflamação, aliviar sintomas, prevenir danos nas articulações e melhorar a qualidade de vida do paciente. Que consiste em medicamentos que ajudam a controlar a atividade da doença, terapia biológica, corticosteroides, analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e exercícios.

Osteoartrite

O que é?

É uma doença degenerativa das articulações, e se caracteriza pela deteroração progressiva das cartilagens que reveste as extremidades dos ossos nas articulações.

Sintomas

Incluem dor nas articulações, geralmente dor profunda e latejante, que piora com atividade física, rigidez articular, inchaço, diminuição da amplitude de movimentos, dificuldades em mover as articulações afetadas, aparecimentos de osteófitos, também conhecidos como “bico de papagaio”, que são crescimentos ósseos anormais.

Tratamentos

Opções de tratamento para osteoartrite estão, medicamentos, analgésicos, que podem ser usados para aliviar a dor e moderada, terapia física e exercícios,, com papel importante no fortalecimento dos músculos, perda de peso, a perda de peso ajuda a reduzir a carga das articulações e com consequência aliviar a dor, ajudas de suporte e dispositivos, como palmilhas, bengalas, órteses, e outros dispositivos de apoio ajuda a reduzir o estresse nas articulações afetadas.

Lúpus eritematoso sistêmico

O que é?

É uma doença autoimune crônica que pode afetar partes do corpo, como articulações, pele, rins, coração, pulmões e cérebro. Condições, que o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis do corpo, levando a inflamação e danos nos órgãos.

Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e podem incluir, fadiga extrema, erupções cutâneas, manchas vermelhas na pele, artralgia e mialgia, dores nas articulações e nos músculos, febre, aftas orais, manifestações renais, manifestações cardíacas e pulmonares, distúrbios neurológicos, problemas hematológicos.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos como, corticosteroides, medicamentos imunossupressores, terapia biológica, medidas de suporte.

Espondilite anquilosante

O que é?

É uma forma de artrite crônica que principalmente afeta a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, caracterizada pela inflamação crônica que leva à rigidez e à fusão progressiva das articulações afetadas, isso resulta em dores nas costas e limitação de mobilidade

Sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns incluem, dor na lombar crônica, dor nas costas é um dos sintomas mais característicos, rigidez e fadiga, limitação de mobilidade

Tratamentos

O tratamento para espondilite anquilosaste consiste em aliviar os sintomas, melhorar as funções e retardar a progressão da doença, e isso inclui medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, terapia biológica, fisioterapia e exercício, calor e frio e cirurgia, que em casos raros a cirurgia pode ser considerada para melhorar a mobilidade e aliviar a dor.

Artrite psoriásica

O que é?

É uma forma de artrite inflamatória que afeta algumas pessoas, uma doença de pele caracterizada por erupções cutâneas escamosas, podendo causar inflamação nas articulações, resultando em dor, inchaço e rigidez articular.

Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir dor nas articulações, inchaço e vermelhidão, rigidez articular, alterações nas unhas, fadiga e dor na coluna vertebral são os principais sintomas de Artrite psoriásica.

Tratamentos

O tratamento visa controlar a inflamação, aliviar sintomas e preservar articulações e prevenir danos estruturais, e podem incluir no tratamento, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, medicamentos modificadores da doença antirreumática, medicamentos biológicos, terapia física e exercícios e terapia ocupacional.