Tendinite: causas, sintomas e opções de tratamento

Tendinite: causas, sintomas e opções de tratamento

O que e?

Se refere a uma condição médica, que causa inflamação ou irritação de um tendão, os tendões são estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos, e permitindo assim a movimentação e estabilidade das articulações.

E conforme a Organização Mundial da Saúde, uma a cada 100 pessoas do mundo possuem tendinite, o que a torna uma condição muito comum e pode atingir qualquer pessoa, sem restrição de idade ou gênero.

Causas de Tendinite

A Tendinite é causado pelo uso repetitivo ou excessivo de um tendão, o que leva a microlesões e irritação, como movimentos de digitação no computador, levantamento de pesos, alguns esportes como tênis ou golfe, podem desencadear tendinite.

Além disso, a idade, a falta de condicionamento físico adequado, o envelhecimento, a má postura, lesões traumáticas e doenças inflamatórias, podem contribuir o desenvolvimento da condição.

Outra condição pode ser a sobrecarga, costuma ocorrer com pessoas que trabalham carregando muito peso ou quem pratica atividades físicas de forma errada.

Sintomas de Tendinite

Principal sintoma da doença são fortes dores no local inflamado, onde está localizado o tendão acometido, quanto mais cedo a doença for encontra, mais rápido vai ser o tratamento e o alívio a dor.

Os sintomas podem ocorrer, por exemplo, dificuldade de movimento, falta de coordenação, espasmos nos músculos, dificuldade para carregar peso, problemas para fazer força, inchaço no local da dor, sensação de calor e cor vermelha na região, dor que passa para outras partes do corpo;

Diagnóstico e tratamento

Geralmente, o diagnóstico da doença é feito por um médico no consultório. Assim, se a pessoa estiver apresentando sinais de uma possível doença, o médico fará o que se chama de avaliação clínica para saber se há inflamação. Além disso, seu médico fará exames para ver onde está a inflamação, sua gravidade e se há cálcio no tendão.

Quando um paciente é diagnosticado com esta doença, ele deve iniciar o tratamento rapidamente. Dessa forma, você seguirá todas as orientações do médico ortopedista conforme o quadro da doença. Portanto, é geralmente tratada com medicamentos que reduzem a dor e a inflamação do paciente. Por exemplo: anti-inflamatórios e analgésicos. No entanto, o médico pode prescrever medidas para aliviar a inflamação, como: aplicar gelo na área inflamada; usar tala ou gesso para imobilizar a área afetada; sessões de fisioterapia para melhorar a postura do paciente; praticar alongamentos e exercícios para fortalecer a músculos; alimentos com vitaminas e magnésio.

Como aliviar as dores?

A dor pode continuar a atormentar o paciente, além do tratamento médico. Portanto, é importante tomar medidas para aliviar a dor. Então, são: fazer acupuntura, aplicar compressas na área inflamada, tomar chá para alívio da dor, alongar o corpo, evitar movimentos repetitivos na área, como usar o teclado, respeitar os limites da dor.

Antes de tudo, é importante que o paciente consulte seu médico e peça orientações sobre o tratamento. Dito isto, nenhum paciente deve tentar tratar e aliviar a dor por conta própria. Afinal, se o método não for usado corretamente, pode piorar cada vez mais a situação.