Hemorroidas: sintomas, causas e tratamento

Hemorroidas: sintomas, causas e tratamento

O que são hemorroidas?

Hemorroidas são veias dilatas e inflamadas na região do ânus, podendo causar dor, coceiras e sangramento anal.

A hemorroida pode ser interna, quando ela fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela é facilmente identificada ao redor do ânus, a passagem das fezes por essas veias dilatadas podem causar ferimentos, que se manifestam com sintomas como dor para evacuar, coceira anal e sangramento nas fezes.

Normalmente, as hemorroidal estão relacionadas a fatores como alimentação pobre em fibras, prisão de ventre ou gravidez e podem ser externas ou internas.

Principais sintomas da hemorroida

Os principais sintomas de hemorroidas são: sangue vermelho vivo no papel higiênico após limpar-se, sangue nas fezes, coceira no ânus, dificuldade para defecar, saída muco esbranquiçado pelo ânus, dor anal.

Além disso, quando a hemorroida é externa, é possível também sentir uma saliência no ânus ou a presença de uma fissura anal, uma pequena ferida no ânus similar a um corte que causa dor e ardência ao defecar.

Como surgem as hemorroidas

A maioria das nossas veias contém válvulas que ajudam o sangue a seguir sempre em uma mesma direção, impedindo seu retorno, mesmo quando contra a gravidade, graças às válvulas, ele consegue subir sem ficar represado nas pernas, quando as veias ficam doentes e as suas válvulas param de funcionar, surgem varizes, que são veias tortuosas nas quais o sangue fica congestionado.

Ao contrário das veias do resto do corpo, as veias hemorroidárias não possuem válvulas para impedir o represamento de sangue, qualquer aumento da pressão nessas veias propicia o seu ingurgitamento.

Portanto, hemorroidas são dilatações das veias do reto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose e ou sangramento.

Aproximadamente 5% da população sofre com esse problema, no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas tenham hemorroida, a doença é mais comum nos adultos entre 40 e 60 anos, nas mulheres, ela costuma surgir mais cedo, principalmente durante a gravidez.

Graus de hemorroida

Hemorroidas grau l

Não prolapsam através do ânus.

Hemorroidas grau ll

Prolapsam através do ânus durante a evacuação ou durante o esforço, mas o retornam à posição original espontaneamente.

Hemorroidas grau lll

Prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.

Hemorroidas grau lV

Estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

Fatores de risco

As hemorroidal normalmente surgem devido ao grande esforço feito para evacuar, sendo mais comum em casos de prisão de ventre alem dos fatores de risco que podem contribuir muito.

Principais fatores causadores de hemorroidas

Constipação intestinal, esforço para evacuar, obesidade, diarreia crônica, prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade, dieta pobre em fibras, gravidez, sexo anal, história familiar de hemorroidal, tabagismo, cirrose hepática e hipertensão portal, ficar longos períodos sentados no vaso sanitário.

Independente dos fatores de riscos, as hemorroidal se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação.

Como é feito o tratamento

As hemorroidal têm cura e os remédios que podem ser indicados para tratar são as pomadas como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, que devem ser usadas sob orientação do médico ou farmacêutico.

Além das pomadas, podem ainda ser usados remédios como paracetamol ou ibuprofeno , que devem ser utilizados sob orientação médica, para aliviar dor e inchaço, e a dor causada pela hemorroida.

No caso de hemorroidas externas e de hemorroidas internas grau 1 e 2, o tratamento é feito inicialmente de forma conservadora, sem a necessidade de cirurgia.

Tratamento cirúrgico

Caso os sintomas da doença hemorroidária persistam, apesar das medidas conservadoras ou minimamente invasivas, a intervenção cirúrgica deve ser indicada, a cirurgia também é indicada nos pacientes com hemorroidal grau lV ou naquelas que têm hemorroidas internas estranguladas.