Nervo ciático: o que é e quais os sintomas

Nervo ciático: o que é e quais os sintomas

Os sintomas de dor no nervo ciático geralmente afeta as costas, o glúteo e a perna de um dos lados do corpo, podendo ser acompanhada por outros sintomas como sensação de formigamento e queimação.

Normalmente, a dor é provocada pela compressão e inflamação do nervo ciático devido à alterações na coluna que podem ocorrer com envelhecimento. No entanto, nos casos mais graves, a dor ciática também pode ser um indicativo de hérnia de disco e até tumores.

Em caso de suspeita de dor do nervo ciático é importante consultar um ortopedista para confirmar o diagnóstico e identificar a causa. O tratamento normalmente envolve medicamentos analgésicos, exercícios físicos orientados, e por vezes, fisioterapia.

Principais sintomas de dor no Nervo ciático

Os principais sintomas de dor no nervo ciático são:

  • Dor no fundo das costas que se espalha até ao glúteo ou uma das pernas;
  • Dor nas costas que piora ao sentar;
  • Sensação de choques, formigamento ou queimação no glúteo ou perna;
  • Dificuldade para andar com uma das pernas;
  • Sensação de que a perna está pesada.
    Em caso de suspeita de dor no nervo ciático é importante consultar um ortopedista, que pode indicar exames, como a radiografia da coluna ou tomografia computadorizada, para identificar a causa e indicar o tratamento mais apropriado.

Como confirmar se é dor ciática

O diagnóstico da dor ciática geralmente é confirmado pelo ortopedista levando em consideração os sintomas apresentados e o exame físico realizado pelo médico.

Um teste que pode indicar anormalidades no nervo ciático consiste em ficar deitado de barriga para cima e levantar a perna afetada, sem dobrá-la, da maca. Quando o nervo ciático está comprimido ou inflamado, pode ocorrer dor ou sensação de formigamento nas costas ou perna afetada.

No entanto, o médico também pode indicar exames de imagem, como radiografia ou ressonância magnética, para avaliar a coluna, e identificar a causa da dor no nervo.

O que causa a dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático normalmente acontece pela compressão e inflamação do nervo ciático causadas por alterações na coluna devido ao envelhecimento. No entanto, também pode ser provocada pelo desalinhamento de uma vértebra, estreitamento do canal da medula, hérnia de disco ou contração excessiva dos glúteos, por exemplo.

Pessoas que fazem muitos exercícios para fortalecer os glúteos, podem ficar com dor ciática devido ao aumento do tônus muscular. Além disso, devido à contração do glúteo, mais especificamente no músculo piriforme, o nervo também pode ser comprimido causando sintomas, o que é chamado de síndrome do piriforme.

Como aliviar a dor no nervo ciático

Remédios

Os remédios analgésicos como paracetamol ou ibuprofeno e, nos casos mais graves, tramadol podem ser indicados em caso de dor no nervo ciático.

Massagem

A massagem é uma boa opção de tratamento para o nervo ciático inflamado, porque relaxa os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo a compressão do nervo.

Exercícios

O repouso tende a piorar a dor e, por isso, exercícios leves podem ajudar a aliviar os sintomas. Inicialmente são mais recomendados os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo.

Alimentação

Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon.