Osteoporose: causas, sintomas e tratamentos

Osteoporose: causas, sintomas e tratamentos

O que é osteoporose?

A Osteoporose é uma doença em que ocorre a perda na massa óssea, fazendo que eles fiquem frágeis e porosos, tornando-se mais sensíveis e quebradiços. Pessoas com osteoporose ficam mais suscetíveis a fratura nos ossos, a doença geralmente se desenvolve em pessoas mais velhas, e atinge principalmente mulheres, e por ser mais comum em pessoas idosas, uma série de riscos podem estar envolvidos, por exemplo, quando fraturado, demora muito mais tempo conseguir recuperar, além disso, as fraturas podem levar à embolias para o pulmão, causando um grave quadro.

Osteoporose primaria

Mais de 95% causado em mulheres e provavelmente cerca de 80% em homens, a maioria dos casos ocorre em mulheres na pós-menopausa e em homens mais velhos.

Entre suas causas é a falta de estrogênio, que ocorre redução rápida na menopausa, a maioria dos homens com mais de 50 anos têm níveis mais alto de estrogênio do que as mulheres na pós-menopausa, mas esses níveis também diminuem com o envelhecimento. A perda óssea é ainda maior se os níveis de ingestões de cálcio ou vitamina D forem baixos.

Osteoporose Idiopática

A osteoporose idiopática é um tipo raro de osteoporose, e significa simplesmente que a causa é desconhecida, esse tipo de osteoporose ocorre em mulheres na pré-menopausa, em homens com menos de 50 anos e em crianças e adolescentes que têm níveis normais de hormônios, níveis normais de vitamina D e nenhuma razão óbvia para terem ossos fracos.

Sintomas da osteoporose

Os sintomas inicial com dores, em grande maioria nas costas, diminuição de altura corporal, sensação de formigamento nas pernas e dor no quadril.

A osteoporose é uma perda de massa óssea, e sendo muito comum na terceira idade, principalmente pós-menopausa, mas também podem surgir em homens com mais de 65 anos, pessoas com hipertireoidismo, traumas ou tumor, que usam medicamentos como corticites ou têm baixa ingestão de alimentos ricos em cálcio.

Diminuição da força de preensão

A força de preensão é a capacidade e força de segurar ou suspender objetos com as mãos, podendo ter diminuição dessa capacidade relacionada aos estágios iniciais da osteoporose.

Diminuição da altura corporal

A diminuição da altura corporal ocorre devido ao enfraquecimentos das vértebras da coluna, deixando as vértebras da coluna mais finas e frágeis, resultando em uma redução da altura corporal de cerca de 2 a 3 cm.

Dor nas costas

A dor nas costas surge devido a uma fratura em uma ou mais vértebras, em e a dor vem em forma de ponta nas costas, que piora ao andar, ficar de pé, tossir ou espirar, e melhora ao deitar de costas ou sentar.

Formigamento nas pernas

O formigamento nas pernas ou sensação de dormência pode surgir quando ocorre alguma fratura das vértebras da coluna lombar, podendo causar pressão na medula espinhal ou nos nervos próximos à vértebra afetada.

Deformidade da coluna

A osteoporose pode também causar deformidade da coluna, como a cifose, também conhecido como coluna cifótica, que ocorre devido ao enfraquecimento das vértebras da coluna torácica, que ficam mais finas na parte da frente, enquanto a parte de trás das vértebras permanece relativamente intacta.

Dor no pescoço

A dor no pescoço pode surgir quando o ocorre algumas fraturas por compressão em uma ou mais vértebras da coluna cervical, levando a um pinçamento ou pressão nos nervos ou na medula espinhal, surgindo outros sintomas, como formigamento, dormência ou fraqueza nos braços ou mãos.

Dor no quadril

A osteoporose pode causar fraturas na cabeça ou no colo do fêmur, que é o osso mais longo do corpo, que se liga aos ossos de pelve, causando dor no quadril, dificultando para andar, movimentar a perna ou ficar em pé.

Como é feito o tratamento?

O Ortopedista vai avaliar a gravidade e iniciar um tratamento, como o uso de medicamentos para fortalecer os ossos, fisioterapia, prática de exercício regular, como caminhada ou musculação, e ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iorgute, por exemplo.

Consumir uma quantidade adequado de nutrientes, especialmente cálcio e vitaminas D, é útil, especialmente antes de a densidade óssea máxima ser atingida, mas pode também após esse período, a vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio.